segunda-feira, janeiro 24, 2005

35. Vaga de frio

O nevoeiro e o frio prostram-se sob as ruas. O dia principia o rumo habitual num intenso rodopio. A azáfama dos comboios lotados e do metro apinhado assalta-nos enquanto ainda esfregamos os olhos a arder em sono.

Os minutos vão se contando...

O trabalho revela-se, insípido e infindável, ao passo que o almoço, engolido à pressa, assemelha-se a um momento fugaz que o estômago esquece passado duas ou três horas!

Assim decorre mais um dia...

Chega a noite e, entre um e outro rabiscar de apontamentos num pequeno bloco, folheia-se o jornal diário que ficou por ler... até agora!

Uma notícia publicada acabou por me surpreender... "Vaga de frio "abre" portas do Metro aos sem-abrigo", DN, 24-01-2004 e, quase involuntariamente, sorrio ante o cariz humanitário que a iniciativa denota! Afinal, ainda que o frio se abata sobre o país não conseguiu congelar o coração humano.

A opção do Metropolitano de Lisboa (ML) para manter algumas das estações alfacinhas abertas a tempo inteiro e albergar os sem-abrigo se a vaga de frio assim o justificar é, sem dúvida, um acto a louvar.

É muito fácil idealizar-se um mundo melhor, onde fosse possível a todos ter um tecto sólido a abriga-los. Infelizmente, essa não é a realidade actual e, há que pensar naqueles que diariamente dormem ao relento depois de uma ceia que ficou por ingerir.

Com a anunciada vaga de frio eles serão certamente as vítimas mais atingidas! Mas o perigo não os espreita só a eles. Idosos e crianças também estão vulneráveis.

Alertas ocorrem e é imperativo que sejam tidos em consideração.

Braseiras convencionais e lareiras são perigosas! Quem não sabe isso?! E ainda assim, quantos casos existem de pessoas que já sofreram queimaduras provenientes de quedas e descuidos com estes geradores de calor?!

Os aquecedores, aparentemente mais seguros, também incorrem neste alerta pois um esquecimento poderá provocar desde incêndios a intoxicações. O aquecimento que se promova em espaços sem renovação de ar poderá levar à saturação de um gás prejudicial à saúde e por vezes letal, o monóxido de carbono.

O Instituto de Meteorologia e Geofísica (IPG) solicita especial atenção aos dias 26 e 27 em que se prevê o registo de temperaturas mais baixas. Impõe-se, portanto, a necessidade de vestir roupa quente suplementar, o mais confortável possível e que permita ao corpo respirar normalmente.

Em casa, portas e janelas deverão ser vedadas por forma a que a temperatura ambiente se possa manter nos ideais 20ºC e 21ºC.

Os avisos não ficam por aqui!

Aconselha-se a ingestão de alimentos quentes e exercício físico moderado. O coração, o motor central da máquina que é o nosso corpo, assim o exige! Neste caso, os mais vulneráveis serão os doentes crónico na medidas em que são mais susceptíveis de sofrer ataques cardíacos.

Ainda que, uma elevada percentagem da população o desconheça existe uma linha telefónica de saúde pública que em caso de necessidade se poderá contactar - 808 211 811. Fica a indicação que espero, sinceramente, que se revele informação inútil!
Assim... e atendendo à hora tardia que me impedirá de beneficiar das horas de sono tão desejadas, só resta desejar uma boa semana a todos os que vieram dar a este cantinho... perdido algures entre o mundo virtual e o real.

Um beijinho e boa semana!

Sem comentários: