domingo, janeiro 02, 2005

27. Noticias do Mundo



Abre-se o jornal diário e... notícias e mais notícias, a maior parte desagradáveis, pelo que, facilmente, nos apercebemos que os dias que se antevêem não serão fáceis.

Com o orçamento disponibilizado pelo Ministério da Cultura, de 285 milhões de euros, insuficiente para se garantir a abertura de novas iniciativas, muitas das expectativas deste ano sairão goradas.

Portugal, que poderia ser um verdadeiro paraíso, acaba por ser apontado como um país em depressão onde milhões de psicofármacos têm sido vendidas nos últimos anos.
A instabilidade económica e política conjuntamente com a derrapagem da sociedade em termos de valores acabam por dominar o estado de espírito da nação e não oferecer muitos motivos para se colocarem bandeiras à janela!

Sampaio na sua mensagem de Ano Novo defendeu que é imperativo restaurar a estabilidade política, resta saber como e quando tal se poderá concretizar perante o actual panorama. A oportunidade existe, (Claro!) a 20 de Fevereiro mas fica por saber se o "líder" escolhido estará à altura de tão árdua tarefa.

Pelo mundo fora as notícias não são mais animadoras! Guerras ou guerrilhas, mortes ou desaparecimentos, desolação ou horror e assim começa mais um ano!

No meio de tantas abordagens negativas da realidade mundial acaba por chegar uma referência quase despercebida. Uma criança perspicazmente detectou em Phuket, no sudeste asiático, a iminência do que estava para suceder e alertou a mãe. Valeu-lhe a atenção a uma aula de Geografia em que o professor terá abordado o tema de sismos no mar e formação de ondas gigantes e valeu, afinal, a salvação da vida de uma centena de pessoas que foram evacuadas do local.

Será caso para se dizer Bom Ano Novo?! Não me parece... a realidade Mundial é assustadora!

Sem comentários: