quarta-feira, janeiro 12, 2005

32. Leituras...



O terceiro dia, em casa, avança e num momento de puro tédio volto a folhear pela milésima vez o jornal, a revista e um velho livro. Entre dois ou três espirros, não consigo decidir-me por este ou aquele tema e é inevitável não desejar que a reclusão domiciliária seja logo levantada.

Certo é que, o Sol, do outro lado da vidraça, continua a brindar-nos com os seus magníficos raios. Relembra-nos uma outra estação em que pegamos num livro e procuramos uma esplanada para durante horas deixarmos a imaginação fluir.

O astro rei traz-nos afinal a ilusão... não mais que isso!! Basta olhar para as temperaturas marcadas pelos termómetros para não apetecer transpor a porta da rua.

Fecho os olhos e tento lembrar-me de dois títulos de livros a ler...

“Onde Melhor Canta Um Pássaro” Alejandro Jodorowsky

“Danças & Contradanças” Joanne Harris

...a ler, depois de vencido o esforço de chegar ao fim de “Bica Escaldada” de Alice Vieira!

Comprei este livro, impulsivamente, como tantos outros na vã expectativa de corresponder ao que imaginava. Reconheço as crónicas bem delineadas mas sem a magia necessária para me prender às suas páginas. Isso aborrece-me.

Como sou teimosa... sei que vou concluir a leitura frustrada e desgostosa. Talvez até volte a relê-lo numa persistente tentativa de conseguir antever uma pequenina faísca cintilante e especial. Provavelmente não a verei... nem a sentirei mas fica a tentativa e uma opinião contraditória àquela que é dada a conhecer pela menina dos meus olhos, “Os Meus Livros”.

Vivemos numa suposta democracia... e como opinar e discordar ainda não paga imposto, “cá me fico” com a minha ideiazita que os grandes escritores também se acomodam e têm momentos menos banhados pela sensibilidade da inspiração!

Sem comentários: