segunda-feira, janeiro 03, 2005

28. Padrão dos Descobrimentos


"Avaria no elevador encerra Padrão dos Descobrimentos"
Diário de Noticias, 3 de Janeiro de 2005


Ao percorrer, pausadamente, as páginas de um dos inúmeros livros sobre Lisboa relembro uma notícia lida esta manhã e sem a pretender transcrever limito-me a dispersar...

267 degraus é o desafio imposto a quem desde Setembro pretenda visitar, aquele que é sem dúvida alguma uma das mais distintas insígnias de Lisboa, o Padrão dos Descobrimentos.

Contemplar a cidade, do ponto mais alto do notável monumento, tornou-se num exercício físico apenas acessível àqueles que gozarem de uma melhor preparação ou de invulgar determinação.

Inaugurado em 1960 aquando das comemorações do V centenário da morte do Infante Dom Henrique (1394 –1460), um dos grandes impulsionadores dos descobrimentos portugueses, evoca a expansão marítima e é de tal forma emblemático que muitos são os transeuntes que por lá circulam providos de máquinas de fotografar e de filmar.

Certo é que, em 1985 se concluiu a adaptação do interior apresentando salas de exposição, um auditório e um miradouro de fácil acesso por um ascensor que faz agora, muitos dos visitantes, regressar a outras paragens sem a magnifica vista poder admirar.

O início da obras está previsto para daqui a uma semana tendo sido já anunciado pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural que o edifício deverá encerrar ao público durante o “curto” período de 4 meses. Trabalhos de recuperação o motivo apontado.

Será caso para se dizer que 2005 começa para Portugal, nas suas mais variadas vertentes, encerrado para Obras...

Sem comentários: