sábado, março 05, 2005

57. ASA: Paul Auster em Portugal



A editora Edições Asa fundada em 1951, tem uma vocação essencialmente escolar, o que não tem impedido que, nos últimos anos, brinde o leitor com lançamentos de temáticas variadas. Para o comprovar basta entrar numa qualquer livraria ou no seu site. Os títulos são variados e os seus atributos inegáveis.

Como nos revelam na Literatura, a ASA é hoje uma referência incontornável no panorama da edição portuguesa: novos autores, portugueses ou estrangeiros, de excepcional qualidade pautam a (...) oferta editorial.. Deste modo, não nos surpreende que, confirmado o sucesso internacional de Paul Auster, tenham decidido recuperar os seus mais antigos romances e publicá-los. Em Fevereiro teve lugar o primeiro lançamento com Pensei que o Meu Pai era Deus, livro onde o escritor nos envolve e cativa apresentando um testemunho elaborado a partir de relatos de histórias verdadeiras, de ouvintes de um programa radiofónico.

Muito poderia ser dito sobre o homem que dá pelo nome de Paul Auster. De menino, apaixonado pelo baseball, a escritor de renome vai mais do que um passo mas, o que é certo é que, é incontestável a sua importância para a literatura mundial.

Paul Auster, nasceu em 1947, em New Jersey. Estudou literatura inglesa, francesa e italiana na Columbia University, Nova York. Do período em que viveu em Paris, de 1971 a 1974, registam-se as traduções de Breton, Eluard, Mallarmé, Sartre e Blanchot. A instabilidade económica que rodeou os seus dias em terras francófonas, levou-o a reconsiderar a sua trajectória e a regressar aos EUA. Em 1980, dois anos antes da publicação do seu primeiro livro, instalou-se no bairro de Brooklyn, em Nova York, onde continua a residir e a trabalhar.

Considerado um dos autores mais apaixonantes da actual literatura americana, virá em Maio próximo apresentar o livro Música ao Acaso, inicialmente publicado em 1991, lançado por esta ocasião pela Asa. Confirma-se, desta forma, o objectivo proposto com a primeira publicação.

Sem comentários: