sexta-feira, abril 01, 2005

71. Concurso Literário:
"Por um Portugal mais letrado"



O dia avança. A tarde é atirada para o passado e de entre “nenhures” chega a notícia. Solene, polémica, inserida a pretexto de nada, mas tão perspicaz como a selecção de Santana Lopes por Durão Barroso, quando imperava a necessidade de demonstrar, ao povo português, que havia quem pior governasse. Mas isso são águas passadas. O tempo é outro. Sócrates “encabeça” o governo e o estado de graça, ainda, é uma realidade.
Os media envolvem-se num assolapado unanimismo. Nada de novo. Tudo é previsível, monótono e deprimente. Com estupefacção, olhamos o jornal diário, prostrado em cima da velha mesa de carvalho. Em letras garrafais, é anunciada a última medida proposta pelo governo, no sentido de combater a iletracia.

O Ministério da Cultura promove até Maio um concurso literário sob o lema “Por um Portugal mais letrado”. A iniciativa está aberta a todos os portugueses, residentes ou não em território nacional, que tenham entre 16 e 35 anos. Os participantes terão que entregar os textos, sob a forma de conto e tema livre, até ao dia 31 de Maio.
Cinco mil é o limite máximo de palavras a utilizar. Cinquenta o número de textos a seleccionar para serem reunidos numa edição a distribuir gratuitamente pelo país.
O prémio, esse é meramente simbólico. Para os três primeiros lugares está previsto que não ultrapasse os 2500 euros.

Dirão os mais críticos que a iniciativa apenas contribuirá para gastar o dinheiro dos contribuintes. No entanto, para outros, talvez uma minoria, o empreendimento proposto poderá sensibilizar a população para a problemática envolvente à iletracia, e até motivá-la para a leitura e escrita.

...a ver vamos!

Sem comentários: