domingo, dezembro 19, 2004

22. Viagem...



A música envolve o ambiente da pequena carruagem e abafa um ou outro ruído que o doce deslizar sob o carris vai provocando.
Anoiteceu há instantes e para lá da vidraça que me reflecte o rosto pouco é possível vislumbrar... É assim que, sentada no confortável assento do comboio que liga a Beira Baixa a Lisboa, não resisto a pegar uma vez mais na caneta e rabiscar meia dúzia de ideias para os próximos texto a editar.
Vez por outra, impulsionada, pela música inspiradora solto o olhar e contemplo-me como se me redescobrisse a cada instante mas... mais que a mirada, solto o corpo e ali mesmo, no pequeno espaço que ocupo, sinto-me dançar... rir... como se o mais profundo do meu ser se libertasse irreverentemente!
Claro está que para o comum dos passageiros sou apenas uma figura solitária, serena e distante... muito comedida... sempre envolta em blocos, livros, jornais e revistas!
Nenhum indício desta euforia interior trespassa... Nenhum traço oblíquo que denote a paixão que se acerca de mim a cada despontar da alvorada.
Discretamente, a linha dos lábios volta a curvar-se algo trocista... com o seu quê de ironia!
O tempo urge... o senhor do tempo não espera e a noite avança... na mesma medida em que os pensamentos voam...
Crio, este e aquele esboço para um pequena critica... uma opinião fundamentada em mil pesquisas ou simples contos reflexos de histórias de amor não vividas porque o recato, a sensatez ou a simples censura própria o não permite... e ainda assim pareço ter presenciado cada instante de luxúria.
A imaginação fluí... enquanto as primeiras estrelas salpicam o céu e me acerco de Lisboa.
Retorno a casa... ao meu pedacito de paraíso (quase!) perfeito, redescoberto a cada regresso! Inevitável não sorrir e não sentir o calor invadir-me o corpo... É bom reencontrar o abraço sereno da almofada companheira de sonhos e pesadelos, confidências banais ou segredos com a certeza de que amanhã o sol voltará a despontar no horizonte!

2 comentários:

K disse...

Espero que nao te importes que te diga que acho que é o melhor texto que ja publicaste aqui...já sabes a minha opinião sobre o que escreves e este minha amiga, é muito bom....

Boas festas e tudo de bom para ti..
bj

Maria disse...

:)
Não me importo nada que o digas... porque sei que foi, talvez, o único texto onde coloquei o meu verdadeiro EU a descoberto e o assumi. Mais do que isso, porque foi uma opinião sincera a que expressaste.

:)
Sabes é um texto escrito mais com o coração do que com a razão.
Uma máscara que caí, uma euforia em evidência que denúncia a rebeldia própria dos meus 30 que ás vezes parecem 18... sem demasiadas capas a esconder que também exulto... deliro ou que simplesmento sonho!

Beijinho

M