quinta-feira, dezembro 09, 2004

19. Marion Zimmer Bradley



Marion Zimmer Bradley dispensa apresentações se se recordar de títulos como "As Brumas de Avalon", "Filha da Noite" ou o ciclo "Darkover" ou, pelo menos, para aqueles que ao longo dos tempos têm dilacerando de lés-a-lés os seus livros numa ânsia incontida de descobrir o mundo fascinante que relatava.

Nascida em Junho de 1930, em Albany, nos Estados Unidos da América começou desde muito cedo, ainda adolescente, a associar o seu destino à expressão escrita.
Duas décadas depois do seu nascimento era considerada uma "escritora de sucesso fácil", literatura básica, geralmente associada a histórias de sexo e de mistério, publicadas algures em revistas de grande tiragem. Até aqui nada existia que fizesse antever o que o futuro lhe reservara.

Nos anos 60 e, abrindo horizontes que a sua determinação assim impunha, dedicou-se à produção de romances góticos. Foi nesta altura que começou, finalmente, a delinear-se o seu trajecto de forma mais sólida.

Com o sucesso alcançado obteve os meus necessários não só à sua subsistência mais indispensável como também, a necessária, para subsidiar um diploma universitário.
O tempo passou e a partir dos anos setenta a sua consagração mundial através do ciclo "DARKOVER", formado, hoje em dia, por mais de duas de dezenas de novelas e meia dezena de antologias de relatos, tornou-se uma realidade incontestável.
Actualmente, considerada um dos nomes sonantes da literatura mundial mantém-se indissociável à ficção científica.

A título de exemplo, e para que se entenda o seu valor, poderá ser relembrado que "As Brumas de Avalon", um dos maiores sucessos da escritora, esteve durante três meses na lista dos “bestesellers” do New York Times.

Marion Zimmer Bradley tornou-se ao longo do tempo um nome sinónimo de prestígio e uma das mais lidas no mundo inteiro. Mais que uma escritora norte-americana contemporânea, recentemente falecida (1999) é um ícone da literatura mundial que nos deixou mais de meia centena de livros aos quais deveremos reservar, pelo menos, a leitura de um dos títulos.

Sugestão:

Filha da Noite
Tambores na Noite
A Gratidão dos Reis
A Senhora de Avalon
A Casa da Floresta

As Brumas de Avalon - Rainha Suprema
As Brumas de Avalon - O Rei Veado
As Brumas de Avalon - O Prisioneiro da Árvore
As Brumas de Avalon - A Senhora da Magia

O Poder Supremo - O Círculo de Blackburn
O Poder Supremo - As forças do Oculto
O Poder Supremo - A Fonte da Possessão
O Poder Supremo - O Coração de Avalon

Presságio de fogo
Salto Mortal
A Senhora do Trillium
A Herdeira
A Queda de Atlântida

1 comentário:

K disse...

De facto Marion Zimmer Bradley é uma escritora que surpreende. A perspectiva feminina que adianta no exemplo das lendas arturianas, como as Brumas foi uma lufada de ar fresco num universo normalmente dominado por um ponto de vista masculino e normalmente machista. Historicamente, é mais provável que a sua versão seja até mais credivel (mesmo tratando-se de ficção), uma vez que a sociedade pagã da altura e principalmente a nivel de nobreza, exaltava o poder da mulher.

beijinhos e espero que esteja tudo bem contigo.