segunda-feira, dezembro 13, 2004

20. "História Breve da Lua" A Barraca



A Lua, também designada Luna pelos Romanos, Selena e Artémis pelos Gregos, e outros distintos nomes nas mais variadas mitologias, é conhecida desde a pré-história e o único satélite natural da Terra. À sua volta histórias, simples contos ou lendas foram ao longo dos tempos surgindo; umas para explicar a sua trajectória, outras o seu brilho ou somente as manchas que a olho nú todos podemos contemplar.

Em Portugal, reza a lenda que, outrora, um homem já depois de ter sido avisado para não trabalhar ao Domingo foi cortar silvas. Deus castigou-o e determinou que passaria a viver na Lua para que todos se recordassem, eternamente, de que neste dia da semana não se deveria trabalhar.

A Barraca, uma Companhia de Teatro que cumpre, em 2004, 28 anos de ininterrupta actividade promove sob o tema da Lua uma peça infantil. Através da dinamização de um texto de António Gedeão permite, a pequenos e graúdos, descobrir que aprender pode ser divertido.

Estreada a 12 de Dezembro e em cena até Março de 2005, em Lisboa, é mais uma das provas vivas de que a lenda passou de geração em geração.

Esquadrinhadas todas, ou quase todas, as publicações em que figurou menção ao referido espectáculo apurou-se que, segundo o encenador Gil Filipe, a escolha do texto de António Gedeão justifica-se "Porque se trata de um poeta português que tem estado muito esquecido, porque o texto fala da aprendizagem e transmite aos jovens que aprender é divertido e dá prazer, porque alia de uma forma muito divertida a poesia à ciência e porque é um clássico infantil".

O enredo surge, no início, para relatar a lenda que corre, de boca em boca, desde tempos imemoriais e que serve, desta forma, de introdução ao verdadeiro objectivo, o de relatar, de modo recreativo, toda a verdade sobre as manchas da lua, como cresce, se enche, mingua e desaparece.

Para que tal se leve a cabo são introduzidas personagens que surgem perante o espectador sob a imagem de dois amigos - Jerónimo e Agapito, que com a ajuda de uma terceira figura fictícia - o Astrónimo, vão levantando o véu que esconde o mistério.

Um dos amigos defende a "teoria" relatada pela lenda, e o outro, mais racional e ciente da explicação científica dos factos, que esta não tem qualquer fundamento. A dada altura, encontram o Astrónimo que os irá ajudar a desvendar o enigma e perceber o que na realidade ocorre quando a Lua se apresenta nas suas 4 fases.

"História Breve da Lua" mais que uma simples peça de teatro, um instante de entretenimento ou puro lazer é um momento – diria - pedagógico em que novos conhecimentos se dão a conhecer aos mais pequeninos de forma divertida e inteligente provocando as suas gargalhadas e mantendo uma participação interactiva em todo o enredo.

Quem não viu... poderá ver!

Eu?! Pretendo, certamente, ver!


Informações adicionais:

TeatroCineArte
Largo de Santos, 2 1200-808 Lisboa
Tel: 213965360 21396275
Email: barraca@clix.pt www.abarraca.com

Horário:
Sábados: 11h30, 16h00
Domingos: 11h30

Bilhetes: 8.50 euros

Ficha Técnica e Artística:

Texto de António Gedeão
Encenação e dramaturgia de Gil Filipe
Música de Alberto Fernandes
Elenco Gil Filipe, Pedro Borges e Susana Costa
Cenografia, adereços e marionetas de Delphim Miranda
Figurinos de Sandra Pereira
Luminotecnia de Fernando Belo
Sonoplastia de Rui Mamede
Grafismo de Susana Marques
Carpintaria de Mário Dias
Produção de Rita Lello e Elsa Lourenço


Colaboração especial de:

Alunos do ATL do Centro Social e Paroquial de S. João de Deus
Alunos da Escola nº 154 de Lisboa
Alunos do Projecto Intervir da J. F. da Lapa

Sem comentários: