quarta-feira, maio 04, 2005

82. Enigma




Catarina contempla, da janela do seu quarto, o pôr-do-sol. Uma estranha nostalgia abate-se sobre ela enquanto se relembra dos últimos dias... Não compreende a insatisfação que a tem dominado.
Namora com João desde a adolescência mas há muito que a velha magia se esfumou. Talvez por isso tenha cedido à tentação e desfrute de forma tão intensa dos momentos que passa na companhia de Carlos. Na realidade, são eles que quebram a monotonia da sua vida. É urgente resolver o imbróglio dos seus sentimentos mas aquela situação afigura-se-lhe muito cómoda. Enfrentar a família e os amigos, terminar o namoro, é uma possibilidade que, para já, afasta.
A paixão terminara, acomodara-se! Mas quantos relacionamentos não sobrevivem à base de amizade?! Não fosse a desconfiança de Joana e tudo seria perfeito. Ás vezes surpreendia-se a duvidar da sua amizade. Carlos advertira-a, por mais do que uma vez, de que a posição que ocupava na empresa atraía muitas invejas e aproveitadores. Seria possível que Joana recorresse, de forma consciente, à amizade que as unia para obter regalias?!
Enfim!! De uma coisa estava certa... da sinceridade de João e da plena confiança que ele depositava nela. Se por um lado a enternecia saber disso por outro fazia com que se sentisse, ainda mais, culpada. Desabafara com Inês as suas preocupações e surpreendera-a a repreensão da amiga. Chamara-a de egoísta, fria, calculista. Era assim...?! Uma mulher demasiado convencida de si própria que conseguira sem esforço o que muitos não ousavam, sequer, almejar?! Ou seria que em Inês ainda existia o velho ressentimento de ter sido preterida por João?!
Abanou a cabeça como se procurasse afastar toda a insegurança e energia negativa que estava a tomar conta dela. Naquela noite iriam jantar juntos, ali em casa. O melhor que tinha a fazer era tomar um reconfortante banho, colocar o seu sorriso mais resplandecente e dar-se por feliz de ser quem era.

A música envolvia a atmosfera da sala, o jantar já se dera por terminado e a casa voltara a estar vazia. Por momentos, desejara que a noite se alongasse... Pela primeira vez em muitos meses, voltara a olhar para o namorado com adoração. Tinha sentido a frustração a tolher-lhe os sentidos quando, também ele, saíra sorrateiramente como se em casa o aguardasse algo mais emocionante que os seus murmúrios, habitualmente, desprovidos de emoção. A solidão da calada da noite atingiu-a com a ferocidade de um murro no estômago vazio.
Meia hora depois de terem saído recebera o primeiro telefonema...

- Eu sei de tudo... – a voz soara-lhe abafada e metálica.

Um calafrio percorreu-lhe a coluna quando o pensamento ganhou forma. A desconfiança minou-lhe a parca segurança e trémula dirigiu-se ao quarto. Abriu a gaveta adivinhando-a vazia... o diário desaparecera. Cinco pessoas estiveram naquela casa desde a última vez que ali o deixara. Se não tinha sido ela a dar-lhe sumiço restavam-lhe quatro hipóteses... João... Inês... Carlos... e Joana.
A dúvida instalou-se.

- Eu sei de tudo... como consegues?! – novo telefonema... a mesma voz.
- ...de tudo?! De tudo o quê?! – respondera-lhe aparentando uma calma que não sentia.
- De tudo! Como consegues?! – replicaram do outro lado.
- Não há nada para saber...
- Não?! Tens a certeza?! Tens tido noites muito animadas... tórridas, diria!
- Vai à... – gritou-lhe enquanto a chamada foi subitamente interrompida.

O que significava tudo aquilo?!

Recordou-se de João, da forma inesperada como alterara os planos e lhe dissera que não ficaria com ela aquela noite; de Carlos que um dia antes lhe pedira para ser frontal com o amigo e terminar a relação... e Inês, não a censurara?! Não lhe dissera que estava a ser vulgar, imoral e não merecia a pessoa que tinha do seu lado?! Restava Joana... a fútil colega de trabalho, a quem interessavam apenas belos penteados e trapinhos de última moda. A mesma... que naquela tarde lhe “exigira” que a promovesse a sua secretária. Claro, em nome da amizade que as unia.
Qual deles traíra a sua confiança e invadira o espaço intimo do seu quarto para lhe roubar o pequeno caderno... onde depositava os seus mais secretos devaneios?!

Sem comentários: