quinta-feira, julho 27, 2006

117. Considerações...

O momento é dedicado a algo tão básico como devaneios trazidos pelo quotidiano de um país que muitos apelidam de barco à deriva. Certo ou não, a verdade é que as remunerações auferidas para uma enorme percentagem da população estão além do desejado ou do suficiente para garantir uma qualidade de vida desejável.

Hoje, debruço-me sobre a velha questão: O que é qualidade de vida?! Será ter uma casa nova, um bom carro, vestir os trapinhos da moda, correr todo o santo dia, sem ter prazer com a actividade profissional desenvolvida, ou tempo para respirar?!
Mais grave sem tempo para estar com os que amamos e descansar o suficiente para não nos assemelharmos a cadáveres ambulantes?!

É verdade que sou apelidada de workaholic por meia-dúzia de pessoas, que saio tarde do trabalho e só depois de sentir que cumpri a missão, mas há contornos na minha vida pessoal que não gosto de descurar, como é o caso da família e dos amigos.

Recentemente fiz uma breve tentativa de conjugar dois empregos, um em regime de full-time e outro part-time, como obviamente só poderia ser. Inicialmente, afigurou-se simples, pelo menos até perceber que não tinha como contornar a questão de trabalhar todos os sábados, de tarde.
Vi-me, então a braços com algumas questões interessantes, já que passaria a dispor de um orçamento muito mais atractivo mas teria que prescindir das viagens a Castelo Branco e dos fins-de-semana com a família, de jantar convenientemente, de ler, escrever ou qualquer outra actividade que me desse prazer, para além de não conseguir manter a habitual produtividade atendendo a que estava excluída qualquer possibilidade de ficar além do horário para concluir este ou aquele processo.
O nível de stress a que me vi sujeita impedia-me de descontrair e uma hora antes de sair do primeiro emprego já a cabeça parecia o palco de uma furiosa tempestade, o corpo se contorcia em cãibras e o sorriso se tornava menos frequente. Em resumo, prefiro a ginástica mensal de gerir um orçamento limitado a perder o que considero elementos importantes da verdadeira qualidade de vida.

Tudo isto é discutível, baseado apenas na minha vivência pessoal, na visão que tenho da vida, e no facto de que um segundo emprego não se destinava a garantir bens de primeira necessidade, mas lanço um desafio... O que é para vocês qualidade de vida?!

10 comentários:

Anónimo disse...

Ola! Passei por aqui num instante até pq estou atrasado nos meus com...todavia e sem mais tarde deixar de comentar o desafio ! PARABENS ... quero com isto assumir a presunçao que a escolha é correcta, pelo menos para mim ... aceito todas as opiniões contrarias ... mas para já conseguiste identificar ... esse cruzamento ..sem "bateres" ... há quem siga por outro caminho ... sem perceber...entao ate à Qualidade de vida
e Bjinho grande!

Maria disse...

:)
Olá, CRicardo,

Gostei de te voltar a "ver" por aqui... e, no que se refere â minha escolha, também creio que foi melhor assim... :) Fico à espera da tua resposta ao desafio.

Um beijinho e até breve.

Madalena disse...

Qualidade de vida? Ui... isso dava cá um comentário...

Mas a palavra 'feliz' define sempre tanta coisa... Se eu disser que qualidade de vida é sentir-me feliz, digo, com isto, que tenho tudo aquilo que necessito e, por isso, a minha qualidade de vida está no auge!

Felicidade!! E, assim, fico 'tudo' dito :-)*

albixoi disse...

Qualidade de vida é umas cervejas con os amigos, um bom filme, un solpor, uma conversa interesante. O dinheiro não é a felicidade.
Beijinhos galegos.

Anónimo disse...

Alo! Cá estou novamente conforme prometido ... Qualidade de Vida, é sobretudo um estado de Alma, julgo que fundamentalmente uma PAZ interior! Quando isso acontece, entao a QV pode ser gozada de várias formas, consoante os gostos de cada um! Quando isso nao acontece a QV pode ser apenas um tempo e um local, efémero! Bjinhos Maria

Anónimo disse...

Qualidade de vida? Heis o que se espera:

Caminha serena e tranquila no meio do ruído e da precipitação e lembra-te da paz
que podes encontrar no silêncio.

Sempre que possível, sem abdicares de ti própria, sê boa e amiga de todos.

Proclama a tua verdade, calma e claramente, e escuta o que dizem os outros, mesmo os
estúpidos e ignorantes. Eles também têm coisas para contar.

Foge das pessoas ruidosas e arrogantes, pois são uma vergonha à inteligência.

Se te comparares com outros, podes tornar-te vaidosa e despeitada, porque sempre
haverá pessoas melhores e piores do que tu.

Compraze-te com os teus êxitos assim como com os teus planos e projectos.

Interessa-te pela tua profissão, por mais humilde que ela seja. É um autêntico bem
que não te fugirá nos incertos acasos do tempo.

Tem cautela com os teus negócios, pois o Mundo é cheio de enganos. Mas que isto não
te cegue ao ponto de te não deixar ver onde a virtude reside. Muitos lutam por elevados ideais e, em toda a parte, a vida está cheia de heroísmos.

Sê tu própria. Sê autêntica e, principalmente, não sejas pedante e afectada, nem
uses de cinismo em relação ao amor, porque perante o que é árido e tudo o que é
desencantamento e desilusão, ele é perene como a erva brava.

Aceita de boa mente o conselho dos anos, abandonando, sem pesar, as coisas da
juventude.

Fortalece o teu espírito, para que este te sirva de escudo contra a adversidade
inesperada, mas não te aflijas com receios que só existem na tua imaginação. Muitos
temores nascem da fadiga e da solidão.

A disciplina só te pode ser salutar, mas não sejas severa para contigo. Tu és filha
do universo e tal como as arvores e as estrelas, tens o direito de estares onde
estás. Possas tu ou não entendê-lo, não há duvida alguma que o universo é aquilo que
deve ser. Portanto, vive em paz com Deus, qualquer que seja a forma como o imaginas.

Quaisquer que sejam os teus trabalhos e aspirações, preserva a paz da tua alma nesta
turbulenta confusão da vida. O mundo, com todo o seu fingimento, fadigas e sonhos
desfeitos, é ainda um belo Mundo.

Tem cuidado, procura ser FELIZ e com tudo isto consquistarás a qualidade de vida que tanto buscas.

Beijos
Emmanuel

Anónimo disse...

Alo! Maria!
No comentário anterior ao Emanuel, por esquecimento nao me identifiquei !
Aproveito a oportunidade para felicitar o Emanuel, pelo "complemento" de PAZ!
CRicardo

T3biomedicas/T4 6ºano disse...

Para mim...
A qualidade de vida vai muito além do simples repouso e tranquilo levar de uma rotina.
É algo que se conquista, que se empreende, que obriga a ginástica do valioso bem: o tempo...
O trabalho, a família, a amizade e o amor devem existir mas o mais importante é que a qualidade de vida seja sentida e alcançada por quem a procura...
Por conseguinte,apesar de associada a uma vida no Interior mais calmo e pacato com casa e jardim, não se pode afirmar que esteja totalmente ausente de uma urbe, cheia de solitações e num apartamento. Assim sendo, apesar de ter uma vertente global, pois parte deve ser construída por todos também acaba por ser individual, sendo um dos caminhos para a nossa felicidade...
Aliás, esse é o seu principal objectivo!

Cumprimentos,
pedmfigueiredo

Carlos disse...

Qualidade de vida? Viver a gostar de cada dia, a gostar do que se faz, a fazer o que se gosta. Claro que, se complicarmos muito, estragamos as perspectivas simpáticas da coisa.
Keep it simple.
Parabéns pelo blog!

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! Penis survey thick girth Plastic surgeons plastic surgeons breast augmentations Xanax bar diet phentermine pill Camping in mountain view. ar diet+loss+pill+supplement+weight Cheapest phentermine diet pill discount ionamin prices Impotence research Georgia property and casualty insurance school http://www.online-casino-games-1.info/slotmachinestoplayathome.html http://www.pre-owned-concord-saratoga-diamond-watch.info Light required for orchids West indies multitrip travel insurance Free to create business cards Home security systems and surveillance Big fat woman sex pic trailer virus scan companion vehicle insurance child health phentermine diet pill